Portal Alunos EADCON - ADS/2008
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simulado de Informática e Sociedade - Elaborado pelo Moacir (está bem legal!!)

Ir para baixo

Simulado de Informática e Sociedade - Elaborado pelo Moacir (está bem legal!!) Empty Simulado de Informática e Sociedade - Elaborado pelo Moacir (está bem legal!!)

Mensagem  Maria Sex maio 16, 2008 4:32 pm

1 - Sobre a relação da Internet com serviço e trabalho, analise as informações a seguir.

A. Uma tendência que tem se apresentado é a de as empresas se tornarem cada vez mais virtuais, não só nos tipos de produtos e serviços oferecidos, como também na sua estrutura e organização para o trabalho.

B. O teletrabalho proporciona vantagens e desvantagens ao funcionários, por esse motivo a implantação de teletrabalho será uma mudança grande e as organizações precisam estimar o impacto disso dentro de todos os níveis da organização.

C. Um aspecto interessante da virtualização é a flexibilização do local e do tempo em que o trabalho é realizado. Muitas empresas começam a permitir, e até mesmo a incentivar, que seus funcionários ou parceiros trabalhem em casa ou em outro lugar, o que também lhes garante a escolha da hora mais conveniente para o trabalho.

D. A Internet possibilita a eliminação das distâncias em uma fração ínfima de segundos, assim médicos são capazes de realizar intervenções cirúrgicas em pacientes a milhares de quilômetros de distância.

Assinale a alternativa correta.

I) As afirmativas A, B e C e estão corretas.
II) Somente as afirmativas A e C estão corretas.
III) As afirmativas A, C e D estão corretas.
IV) Todas as afirmações estão corretas.

2 – Com relação as Tecnologias da Informação e a sociedade atual podemos afirmar que:

I - a Tecnologia da Informação é uma ferramenta com muito mais poder voltado diretamente para a tomada de decisões estratégicas;

II – As empresas não devem utilizá-la com empenho e criatividade em todas as suas atividades.

III – Não alteram de modo significativo os ambientes: públicos e privados, do lar ao supermercado, das finanças ao
consumo, do aprender ao ensinar.

IV – Nenhuma das opções anteriores

3 – Qual das afirmações abaixo está INCORRETA?

I - O uso do e-mail, por exemplo, representa atualmente mais de 85% do uso da Internet e a maior parte desse volume tem objetivos de trabalho, de tarefas específicas e de manutenção de contato com a família e os amigos em tempo real.

II - No mundo digital, as distâncias significam cada vez menos.

III – Segundo Negroponte, um usuário de Internet sempre se lembrará que as distâncias existem.

IV - Nenhuma das opções anteriores

4. Considerando os aspectos da gestão do conhecimento, assinale a alternativa incorreta.

I) As transformações do conhecimento e da informação têm trazido pouquíssimas contribuições, quer seja na produção, gestão e uso sustentável de recursos ambientais; quer seja na saúde pública, animal e vegetal. Essas
transformações não têm afetado diretamente o mundo do trabalho.

II) Na Era do Conhecimento, é de fundamental importância que se democratizem as ferramentas tecnológicas, pois elas são requisitos essenciais para o novo mercado de trabalho.

III) Especialização, vivência concreta, saber fazer, capacidade de trabalho, força e vitalidade e reduzida abstração são algumas das características do trabalhador do conhecimento.

IV) Nenhuma das opções anteriores.

5. Considerando o novo perfil do trabalhador da era da informação, verifique se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) ( ) Competência significa a incorporação do conhecimento, do trabalho coletivo, das habilidades de comunicação, informação, o manuseio das informações e tecnologias, a visão do todo presente no pensamento sistêmico, a tomada de decisões frente a diferentes tipos de problemas, além da auto-estima e autoconfiança.

b) ( ) Na era da informação, para se ter sucesso profissional, é necessário somente saber administrar de forma correta os bens naturais e saber como retirar bens do meio ambiente.

c) ( ) O novo profissional necessita ser polivalente, perceber o mundo como um todo, pois o próprio processo exige dele dedicação extrema. As instituições, empresas e organizações exigem dele participação ativa no processo de desenvolvimento.

d) ( ) O profissional da era da informação precisa ser um sujeito com permanente capacidade de aprendizagem e de adaptação a mudanças, deve saber trabalhar em grupo, de preferência em equipes multidisciplinares e ter domínio da linguagem das máquinas.

e) ( ) Nessa era, o profissional somente precisa ter a qualificação técnica não precisa se inteirar dos processos que o circundam, já que as empresas não estão exigindo muito mais desses profissionais.

A seqüência correta seria:

I – F F V F V
II – V F V V F.
III – VFFVFFV

6 – Qual a sequência abaixo melhor descreve o camponês na comparação entre arquétipos?

I – Capacidade de trabalho, especialização e vivência concreta, formação básica
II – Vitalidade e perfil empreendedor, visão estratégica
III - Flexibilidade diante da ambigüidade e incerteza, Visão global e pluralista,Compreende interdependências.
IV – Nenhuma das opções acima

7 – Qual das opções abaixo melhor descreve a reprodução de bens na sociedade industrial?

I - Quanto maior o número de reproduções mais barato o produto se torna. Como, por exemplo, fazer uma cópia ou 1000 cópias de um software o valor é praticamente o mesmo.

II - Quanto maior é o consumo, menor é o bem futuro.

III - Os custos associados à reprodução são conhecidos pelo valor significativo que lhe é atribuído, como, por exemplo: a produção em série de um automóvel, mas mesmo assim ele ainda tem valor extremamente significativo.

IV – Nenhuma das opções acima

8 - Uma das principais características da sociedade da informação é a transformação das relações sociais tradicionais pela virtualização dessas relações.

Considerando essa realidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A realidade virtual é um produto recente cujas potencialidades trará à humanidade grandes benefícios. Porém, é necessário tomar consciência para o fato de que uma utilização sem critérios pode transformar o
progresso em regresso.

II. Acredita-se que quando alguém está conversando com outro na Internet há um esquecimento de sua função social, substituída por trocas de idéias e sensações virtuais, que podem ser representadas, fingidas ou sinceras, dependendo da proposição do indivíduo naquele momento.

III. Poucos são os usuários compulsivos da Internet, a utilizam para tentar fugir da realidade, ser alguém diferente.

IV. A compulsão pelo uso exagerado da Internet que não pode ser vista como um distúrbio de comportamento em que a pessoa perde a noção do tempo e até mesmo de sua ética, de sua moral, deixando de lado seus valores e saindo em busca de puro prazer. Esse é um comportamento normal do ser humano.

V. Na Internet, a base da ética e da moral firmada na tradição da organização social pode ser destruída. Há de se pensar ainda na necessidade de que as sociedades e os diversos grupos sociais mantenham regras implícitas ou explícitas de atuação também no ciberespaço reconhecendo uma ética reguladora mais ou menos fiel aos princípios dos valores éticos e morais presentes no mundo real e contemporâneo.

Assinale a alternativa correta.

I) As afirmativas I, II e III estão corretas.
II) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
III) As afirmativas I, II e V estão corretas.
IV) Todas as afirmações estão corretas.
V) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

9 – Com relação a socialização virtual, analise as afirmativas a seguir:

1 - Considerando as vantagens advindas da tecnologia, poderíamos considerar que a evolução dessas tecnologias de informação e da comunicação tem possibilitado uma nova definição do espaço de trabalho já que, atualmente, é bem mais rápido e cômodo enviar um e-mail do que uma carta por correio.

2 - Em alguns países, principalmente na Europa, as tecnologias estão possibilitando que o trabalhador não desloque de sua casa em busca do trabalho, porque o trabalho é que tem chegado até ele.

3 - Há autores que apontam como o teletrabalho pode contribuir para o aumento de problemas emocionais, pois parte dos trabalhadores se isola cada vez mais, distancia-se das outras pessoas, por se encontrar em um ambiente informal, não se veste adequadamente, não tem limite de horários, etc.

Assinale a alternativa correta.

I) As afirmativas 1 e 2 estão corretas.
II) Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
III) As afirmativas 1 e 3 estão corretas.
IV) Todas as afirmações estão corretas.

10 - Com relação a dimensão do ciberespaço, analise as afirmativas a seguir:

1 - é uma extensão do real, é uma dimensão da sociedade em rede, em que os fluxos de dados definem novas formas de relações.

2 – Para Castells (2002), uma nova cultura está estabelecida, a chamada cibercultura e, juntamente com ela, desenvolve-se uma nova forma de se relacionar pela rede. Trata-se de uma substituição do real.

3 - Forma-se uma rede on-line de comunicação e informação, baseada em computadores conectados e linhas telefônicas, que liga usuários a outros usuários, a agências governamentais e a organizações privadas, possibilitando interações com outros agentes locais ou de qualquer parte do mundo.

Assinale a alternativa correta.

I) As afirmativas 1 e 3 estão corretas.
II) Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
III) As afirmativas 1 e 2 estão corretas.
IV) Todas as afirmações estão corretas.

Gabarito
1 - IV
2 - I
3 - III
4 - I
5 - II
6 - IV
7 - III
8 - III
9 - IV
10 - I
Maria
Maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/04/2008
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos